Sedam realiza Capacitação “Percepção Ambiental” para 87 professores

quinta-feira, 4 de março de 2010
Postado por Equipe de Educação Ambiental

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental realizou na última semana o curso de “Percepção Ambiental”, no município de Santa Luzia. De acordo com informações 87 professores da rede pública participou das atividades que foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek. A Sedam realizou a atividade com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Santa Luzia D' Oeste, Equipe Gestora das Escolas Estaduais e Municipais e a Secretaria Municipal de Educação.

O curso foi ministrado nos dias 24 e 25 de fevereiro onde os professores paralisaram suas atividades por dois dias a fim de refletir sobre a importância dos trabalhos de meio ambiente na escola e como aplicar sem fugir do conteúdo programático.

Para os professores que participaram do curso, os assuntos relacionados ao meio ambiente são importantes e a capacitação em educação ambiental informa e orienta os professores a trabalharem em sala. Embora todos já possuem uma visão ampla das questões ambientais, mas mesmo assim há esta necessidade deste diálogo com um profissional especifico, pois este tem uma visão não só ambiental, mas também social.

Trabalhar a sustentabilidade na escola também foi um dos temas abordados no decorrer do curso, pois a capacitação apresenta as alternativas a partir de exemplos e questionamentos dos quais os professores trazem as respostas e são elaboradas estratégias de aplicação em sala de aula. Foram abordadas práticas de reutilização de resíduos sólidos, que é uma alternativa simples e de grande receptividade.

Segundo o professor Antônio João da Penha o curso de percepção ambiental é de grande importância para os professores de Santa Luzia. “Percebe-se então que neste mundo globalizado pelos interesses econômicos em detrimento da vida humana, suas seqüelas ambientais que os profissionais da educação devem conscientizar urgentemente pela transversalidade de novas aulas”, explica o professor Antônio João da Penha.

No decorrer do curso os professores puderam analisar os tempos modernos e pós-modernos os fatores que facilitaram ao ser humano a impedir de sentir o meio ambiente e analisaram que a única alternativa é agir para o bem comum.

0 comentários: